O que são QR Codes ?

O QR Code é um símbolo bidimensional (2-D), criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave com o principal objetivo de ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura.

O QR Code ou Quick Response Code pode conter informação tanto na vertical bem como na horizontal, daí o termo bidimensional. Devido a esta característica os códigos QR possibilitam armazenar centenas de vezes mais dados que os tradicionais códigos de barras.

2D QR Code

Hoje a informação contida num QR Code pode ser facilmente lida através de um leitor QR instalado no seu tablet ou smartphone.

Os QR Codes são utilizados por inúmeras organizações e empresas nos mais diversos sectores de atividade e o tipo de informação embutida pode ser tão diversa como texto simples, URL, mensagens SMS, detalhes de contacto vCard, endereços de e-mail e muito mais.

 Onde surgiram os QR Codes ?

Os QR Codes tiveram origem em 1994 no Japão e foram criados pela empresa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, para facilitar o processo de catalogação dos componentes para automóveis.

Após os códigos de barras se terem tornado populares devido à velocidade de leitura, os códigos 2-D surgem também para responder à necessidade de códigos capazes de armazenar mais informação, mais tipos de caracteres e poderem ser impressos num menor espaço.

A sigla QR deriva do termo Quick Response ou Resposta Rápida e está associado ao facto destes códigos poderem ser lidos e decodificados eletronicamente em grande velocidade.

Passado algum tempo, as empresas começaram a explorar novas formas de utilização dos QR Codes e o seu uso comercial generalizou-se em várias partes do mundo.

QR Code é uma marca registada pela DENSO WAVE INCORPORATED.

Os QR Codes são de uso livre.

 Propriedades dos QR Codes

Os QR Codes permitem armazenar diferentes tipos de dados, incluindo caracteres alfabéticos, números, símbolos, binários, Kanji e Kana (alfabeto japonês). Enquanto o tradicional código de barras pode ter no máximo 20 dígitos, um QR Code pode armazenar até 7.089 caracteres. Estes caracteres podem ser combinados num símbolo de grande porte ou então divididos até 16 símbolos.

Outra grande vantagem dos QR Codes é poderem ser digitalizados a partir de diferentes ângulos de 360 graus. Estes códigos QR também são capazes de codificar a mesma quantidade de dados num décimo do espaço de um código de barras tradicional (Micro QR Codes).

O actual uso de códigos personalizados, com diversas cores e logótipos embutidos apenas são possíveis devido à propriedade de correção de erros dos QR Codes. O uso de um nível elevado na criação dos QR Codes possibilita a correcta leitura dos códigos artísticos, parcialmente danificados ou sujos.

Capacidade de armazenamento
  • Numéricos – máx. 7089 caracteres
  • Alfanuméricos – máx. 4296 caracteres
  • Binário (8 bits) – máx. 2953 bytes
  • Kanji/Kana – máx. 1817 caracteres
Capacidade de correção de erros
  • Nível L 7%
  • Nível M 15%
  • Nível Q 25%
  • Nível H 30%

Mais informações em QR Code.com

 Utilização dos QR Codes

Com o corrente avanço da tecnologia nos telefones e tablets e a massificação da Internet móvel, os QR Codes são em grande parte utilizados para acções de marketing. Na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo online, os QR Codes revelam-se eficazes na promoção interactiva de marcas e produtos junto dos utilizadores de dispositivos móveis.

Dada a facilidade de utilização dos leitores QR nos smartphones, é bastante simples descodificar e converter um código QR num endereço web e redirecionar o utilizador para conteúdos específicos, campanhas publicitárias ou perfis de empresas em redes sociais. É hoje muito comum encontrarmos QR Codes associados a promoções, flyers, coupons de descontos e ofertas especiais.

Embora mais desconhecidos no ocidente que nos países asiáticos os códigos QR ainda captam a atenção dos consumidores pelo mistério que envolvem mais do que propriamente pela utilidade de transmitir rapidamente informações.

Muito útil é também a forma prática que os QR Codes possibilitam transferir informações para os dispositivos móveis. Contactos, vCards, localizações, instruções de utilização, cardápios e bilhetes eletrónicos são alguns exemplos do vasto leque de utilizações.

 Como descodificar os QR Codes

O processo é bastante simples. Tudo o que necessita para ler um QR Code é de um smartphone ou tablet com câmera e um aplicativo para descodificar o código.

Se não possuí ainda instalado um leitor de QR Code, poderá fazer o download gratuito da internet e instalar uma das muitas aplicações compatíveis com a plataforma utilizada. Depois basta abrir o aplicativo e apontar a câmera para o código QR. Aguarde um pouco e já está! Os dados descodificados surgem no visor para que o utilizador tome a acção.

Uma ligação à internet torna-se necessária sempre que os códigos encaminhem para endereços web.

Alguns dos mercados oficiais onde poderá encontrar leitores QR gratuitos:

Apple - iTunes Google Play Windows Phone Store BlackBerry App World

 

Sugestões de aplicações conhecidas ( para instalar insira o endereço abaixo directamente no browser do seu smartphone ou tablet):

i-nigmawww.i-nigma.mobi

Kaywa Readerreader.kaywa.com

ScanLifegetscanlife.com

QR Droid & Zapper – Android – m.qr.ai  / Iphone – z.qr.ai

NeoReaderget.neoreader.com

BeeTagg get.beetagg.com

 Cuidados na utilização dos QR Codes

Existem algumas precauções que deverá ter na utilização dos QR Codes e que podem evitar situações indesejadas. O risco não está propriamente no código ou na leitura do mesmo, mas sim nas eventuais páginas para onde os mesmos encaminham o utilizador.

Tenha atenção especial aos QR Codes que encontra em locais públicos e que desconhece a sua proveniência. Esses códigos podem redirecciona-lo para páginas com conteúdos falsos, software malicioso e material sensível.

Equipe o seu dispositivo móvel com um software antivírus e evite o download de qualquer aplicativo sugerido em páginas desconhecidas.

Configure as opções do seu leitor de QR Codes para apresentar os links antes do acesso e solicitar a sua autorização para abrir a página web. Evite também endereços encurtados pois são mais difíceis de identificar o URL de destino.

Siga estas pequenas regras e experimente sem receio todas as vantagens dos QR Codes!